Pontos Turísticos Monte Alegre do Sul

Pontos Turísticos da cidade


Área de Lazer Vereador José Francisco Baldi (Lago dos Patos )

A Área de Lazer Vereador José Franciso Baldi abriga o Lago do Girardelli, conhecido como “Lago dos Patos”, um parquinho de diversões e a Fonte “Caetano Sérgio Manfrini”. Anualmente, durante a Semana Santa, o Lago é aberto para pesca.

Mais informações:
Endereço: Av. Dr. José de Paiva Castro, s/n, Estância Girardelli


Balneário Municipal

Com sua edificação neocolonial clássica cercada por natureza exuberante é reconhecido como um dos melhores de toda a região. O local oferece os seguintes serviços: banhos de espuma e imersão, hidromassagem, duchas escocesa e circular e saunas úmida e seca.

Mais informações:
Endereço: Praça Rinaldo Godoy Borgiani, s/nº
Telefone: (19) 3899-2246 ou (19) 3899-2247 (Departamento de Cultura, Esportes e Turismo)


Cachoeira das Andorinhas

Com queda d’água de aproximadamente dez metros de altura, é a maior e uma das mais procuradas do Rio Camanducaia. A revoada do bando de andorinhas em busca de abrigo, que ocorre por volta das 18h no inverno, e às 20h no verão, é um dos principais atrativos do local.

Mais informações:
Endereço: Bairro do Falcão, acesso pela estrada Nelson Taufic Nacif, que liga o centro da cidade ao Distrito das Mostardas.


Centro Cultural José Peschiera

Inaugurada em 1890 e desativada em 1996, a antiga estação da Companhia da Mogiana de Estradas de Ferro foi responsável pelo desenvolvimento econômico de toda a região. Hoje revitalizada, abriga o Trem da Mogiana e, em breve, sediará a Escola Municipal das Artes.

Mais informações:
Endereço: Praça Sebastião Carvalho, nº 35, Centro


Centro Histórico

Os casarões construídos em taipa de pilão e tijolos de barro na segunda metade do século 19 e primeira de 20 com arquitetura clássica preservada tornam o centro histórico um dos locais mais charmosos da cidade. Nele estão situados a Praça Bom Jesus, o Santuário Bom Jesus e outras edificações.


Fazenda Experimental

Antiga Fazenda Experimental onde, na década de 40 foram criadas as primeiras mudas de morango do Estado, principal atividade econômica do Município, a área de 351,7 hectares é a atual sede da APTA- Polo Regional do Leste Paulista, instituto de pesquisas de agronegócios. O local com construções em estilo neocolonial da época do café cercada por muito verde é um dos mais procurados por turistas.

Mais informações:
Endereço: Estrada Municipal MA-03


Fonte Bom Jesus

A qualidade das águas de Monte Alegre do Sul também está presente nas várias fontes, cerca de 10 no centro da cidade. A mais procurada é a Fonte Bom Jesus devido às propriedades medicinais de sua água indicadas no tratamento de várias enfermidades de pele e outras doenças como artrite e artrose.

Endereço: Praça Rinaldo Godoy Borgiani, s/nº.


Fonte da Índia

Localizada no Polo Regional do Leste Paulista, antiga Estação Experimental, é considerada a mais bucólica da cidade. A estrada de acesso bastante arborizada é muito procurada para a prática de caminhadas e ciclismo.

Mais informações:
Endereço: Estrada MA-03, que liga o centro aos bairros do Braizinho e Falcão


Mini Cidade

Criada em 2003, reúne pequenas edificações e uma réplica do Santuário Bom Jesus. A área é destinada ao lazer e diversão das crianças.

Mais informações:
Avenida João Girardelli, abaixo do Mirante do Cristo.


Mirante do Cristo Redentor

Construído em 1942, fica a 872 metros de altitude e permite uma vista panorâmica da cidade.

Mais informações:
O local é acessível com carro. Acesso pela Rua Prefeito José Amaral, nº 136, Centro


Pontilhão da Mogiana - Centro

Com a inauguração da estação ferroviária de Monte Alegre do Sul, em 1890, ficou conhecido conhecido como “ramal de Socorro”. Para os trilhos servirem à região, algumas obras estruturais foram necessárias. Uma dessas construções é o pontilhão da Mogiana sobre o Rio Camanducaia. Todo em estrutura metálica, foi importado dos Estados Unidos em 1887. Até hoje é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade.


Portal de Entrada

Localizado na entrada de Monte Alegre do Sul, recebe os visitantes com letreiro em três idiomas: português, inglês e italiano.


Praça Bom Jesus

Praça centenária, localizada no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul. Na praça, está o Santuário do Senhor Bom Jesus.


Praça Pedrina Maria da Silva Valente (Praça do Trem da Mogiana)

A locomotiva, desativada em 1966, era utilizada no transporte de passageiros da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. A locomotiva e o vagão de passageiros datam de 1910 e foram restaurados em 1996. Hoje encontram-se exposição permanente na antiga Estação da Mogiana, atual Centro Cultural José Peschiera.

Mais informações:
Endereço: Praça Sebastião Carvalho, 35, Centro


Praça Recanto Sebastião Silva

Belíssimo jardim com playground para crianças, localizado ao lado do Balneário Municipal.Oferece ao visitante a oportunidade de ouvir o canto dos pássaros e desfrutar o contato com a natureza e ainda proporciona diversão para a criançada, num seguro playground instalado no local.


Praça Vereadora Zenilda Terezinha Paiva

Praça onde se localiza a Capela de Santa Cruz, no distrito das Mostardas.


Santuário do Senhor Bom Jesus

O Santuário do Senhor Bom Jesus, inaugurado em 6 de agosto de 1919, único na região se destaca pela beleza arquitetônica. Seu interior todo ornamentado por pinturas do renomado artista italiano D. Rocco, o altar-mor entalhado em madeira e os altares em mármore esculpido atraem milhares de visitantes .

No dia 6 de agosto, a comunidade comemora o Dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus, data em que é realizada a tradicional Festa religiosa com romarias e fiéis vindos de várias regiões.

Informações:
Endereço: Praça Bom Jesus, nº 19, centro
Telefone: (19) 3899-1230



© Copyright 1998 - 2018 - MonteAlegredoSul.com.br
by Frequencia.com.br